(Aline Cardoso)
Como dentro de uma empresa é possível se prevenir e remediar os possíveis riscos relacionados à atos de corrupção, fraude, reputação e imagem da empresa? Como avaliar esses riscos de forma preventiva, compreendendo os processos de conduta e monitoramento de todos os procedimentos adotados?
O to comply – estar em conformidade – é justamente a gestão destes riscos que são inerentes a qualquer operação dentro de uma empresa, e essa gestão deve-se ter como prioridade o apoio e reconhecimento da alta administração, ao imputar esta responsabilidade a um profissional de compliance que será responsável por esta função que é de extrema importância na qualidade da atividade empresarial e reputacional de qualquer empresa.
O profissional de compliance deve-se ater a alguns pontos cruciais para a implantação de um bom programa, dentre eles:
1. Entender o ambiente regulatório e o mercado em que atua a empresa e seu respectivo segmento. Isto porque, a empresa precisará estar em conformidade com as normas do seu segmento como garantia da efetividade de seu negócio: ou seja, o conhecimento das normas e leis que regulam o seu setor como um todo.
2. O compliance influencer: o profissional deve disseminar e influenciar a cultura do compliance em todos os setores para fins de incentivar as condutas e os comportamentos éticos desejados. Deve tomar à frente das relações interpessoais e possuir o dom da comunicação e ter abertura com todos da empresa, demonstrando que a adequação às normas e às condutas éticas terá um impacto significativamente positivo na rotina com os colaboradores e na imagem da empresa.
3. Acompanhamento contínuo dos movimentos dos mercados, suas novas tecnologias e inovações das políticas de compliance adotados em outros mercados: ponto importante para estar em destaque no mercado de trabalho. Um bom profissional de compliance deve saber ser observador e estar antenado com as transformações tecnológicas de forma a antecipar as mudanças e assim otimizar o seu tempo quando precisar de fato colocá-las em prática. Essa antecipação é um fator importante para manter a sua empresa competitiva.
4. Identificar, documentar e avaliar todos os possíveis riscos envoltos em contratações com administração pública, licitações e com terceiros e analisar eventos fraudulentos que já ocorreram anteriormente no segmento, não só aqueles decorrentes de escusas às responsabilidades legais para o íntegro desenvolvimento do negócio, mas as condutas que envolvem todas as partes da contratação, clientes, parceiros, colaboradores, para fins de controle e fiscalização de suas próprias ações internas.