(Camilla Beatriz Lazarini Colinski)
Atualmente muitas empresas do setor varejista brasileiro estão passando por difíceis crises, como por exemplo, a Americanas, Marisa e Tok Stok.
Embora existam diferentes teses para as referidas crises, elas não representam um todo, tendo em vista que existem lojas que superam recordes bilionários em lucro anualmente, um grande exemplo é a Loja Havan.
Contudo, existem ferramentas que podem ajudar a manter o funcionamento destas empresas. Sendo elas: o Compliance e a Recuperação Judicial.
O Compliance auxilia as empresas de maneira preventiva, mapeando e prevendo possíveis riscos corporativos, basicamente identificando os eventuais problemas antecipadamente.
Já a Recuperação Judicial, é uma medida que pode ser solicitada quando a empresa já está passando por situações de crise econômico-financeira, mas que ainda possui uma atividade econômica viável.
Por fim, evidencia-se que o Compliance e a Recuperação Judicial são duas áreas cruciais para o funcionamento adequado das empresas, bem como para a manutenção da integridade financeira, prevendo e contendo vários riscos com a finalidade de afastar a falência.